Understanding Mobile Commerce

Entendendo o comércio móvel: o que é? Exemplos e Benefícios

O Mobile Commerce se destacou rapidamente nos últimos anos. Os smartphones estão dominando a nova geração e a facilidade de acesso às transações online é a principal razão para a rápida evolução do comércio móvel. O uso de desktops para compras online diminuiu e agora está sendo substituído por dispositivos portáteis. Em 2018, o comércio móvel faturou cerca de US $ 207 bilhões nos próprios EUA, e isso foi cerca de 40% do total de vendas de varejo de comércio eletrônico capturadas naquele ano. E os números devem atingir a marca de US$ 338 bilhões em 2020, relata�Estadista. Se você falar sobre vendas globais de mCommerce, já ultrapassou o comércio eletrônico em 2016 e terá um impacto poderoso no futuro.

O que é comércio móvel?

O Mobile Commerce, também conhecido como mobile eCommerce ou simplesmente mCommerce/m-commerce, trata de transações online que ocorrem através de dispositivos móveis ou tablets. Simplificando, sempre que você realiza uma transação através de seu smartphone, é mCommerce. Desde comprar coisas pequenas até coisas caras, hoje, a maioria das pessoas prefere fazer o pagamento pelo celular. Foi isso que levou à expansão do comércio móvel.

Mobile Commerce vs eCommerce: Qual é a diferença?

Embora isso tenha ficado bem claro agora, deixe-me tornar mais fácil para você entender. A principal diferença entre m-Commerce e eCommerce é que este último envolve a compra e venda de mercadorias por meio de qualquer tipo de dispositivo, seja um celular ou desktop, enquanto o m-commerce é usado quando as transações online são feitas especificamente por meio de dispositivos móveis. Você também pode dizer que o eCommerce é a categoria pai e o mCommerce é a categoria filha.

Exemplos de comércio móvel

O m-commerce pode ser testemunhado no nosso dia a dia. Alguns exemplos são-

Compras para celular

Compras para celular

Quando falo sobre compras móveis, a Amazon me vem à mente imediatamente. A maior empresa de comércio eletrônico do mundo captura um grande número de vendas diariamente por meio de dispositivos móveis. Ele também possui seu próprio aplicativo móvel, o que facilita ainda mais a compra de qualquer coisa em sua loja. E como abrange uma grande variedade de itens, é a loja de compras para a maioria das pessoas. E semelhante à Amazon, existem vários outros sites que incentivam as compras móveis.

Banco móvel

Banco móvel

Outro exemplo de comércio móvel é o mobile banking. Até alguns anos atrás, as pessoas costumavam se encontrar pessoalmente ou ir a uma loja de transferência de dinheiro para enviar dinheiro para alguém. Graças ao Mobile banking, que agora tornou uma tarefa de poucos cliques. Se você deseja transferir dinheiro para um usuário, tudo o que você precisa são os detalhes da conta, como número da conta e código IFSC, e um único toque depositará o dinheiro na conta do destinatário. Carteiras digitais como o Google Pay nem exigem detalhes da conta se o destinatário estiver registrado na mesma plataforma.

Benefícios do comércio móvel

Há uma razão pela qual o m-commerce alcançou um aumento significativo nos últimos anos. Algumas das principais vantagens do comércio móvel são:

1. Melhor experiência do cliente

O m-commerce torna conveniente para os usuários móveis fazer pagamentos online. Eles não precisam de um laptop ou desktop para realizar uma transação. Se você tiver um smartphone e uma boa conexão com a Internet (já que o pagamento pode falhar se houver um problema de rede), poderá fazer um pagamento a qualquer hora, em qualquer lugar, sem problemas.

2. Mais e mais pessoas estão migrando para o m-commerce

Espera-se que o comércio eletrônico móvel atinja 70% do total de vendas no varejo de comércio eletrônico este ano. Portanto, é vital que você permita que seus visitantes móveis tenham a facilidade de transações móveis fáceis. Não fazer isso pode resultar em uma grande perda em suas conversões em dispositivos móveis. Trabalhe na versão móvel do seu site. Otimize-o, torne-o responsivo.

3. Transações mais rápidas

Todo mundo quer conforto. Nada faria uma pessoa mais feliz se ela pudesse realizar qualquer tarefa sem se levantar da cama. Não tenho certeza sobre outras coisas, mas os aplicativos de comércio móvel tornaram possível fazer pagamentos mais rápido e você não precisa se levantar da cama e procurar seu laptop. Você não pode carregar um laptop com você o tempo todo. Um celular? Definitivamente.

Comentário final

A primeira e mais importante coisa a fazer para melhorar o comércio móvel é fazer com que suas páginas da web sejam carregadas rapidamente. Quanto mais rápido o seu site carregar, mais conversões em dispositivos móveis você terá. O uso de AMP em tais casos revela-se benéfico. Desde o momento em que um visitante entra em seu site até a página de pagamento final, cada etapa deve ser otimizada, principalmente a página de checkout, para que os visitantes não encontrem nenhum tipo de problema em seu site.

Torne o comércio móvel mais flexível por meio de nossos Construtor de aplicativos para dispositivos móveis.

Você pode gostar:

Marketing de aplicativos móveis: como promover seu aplicativo móvel?

Dicas para aumentar o envolvimento do usuário com aplicativos móveis de comércio eletrônico

Como os aplicativos móveis de comércio eletrônico aumentam a fidelidade do cliente?

Manish Barthwal

Manish Barthwal

Following his passion for writing, Manish has been providing value to his readers through his write-ups. He predominantly writes for the e-commerce industry. Apart from writing, Manish's love for cricket is unmatchable. He is an ardent cricket fan.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *